O Cadastro Único (também conhecido como CAD) tem como principal objetivo poder caracterizar e agrupar as famílias de baixa renda em situação de pobreza (ou pobreza extrema). Ter os dados de sua família inseridos no Cadastro Único traz uma série de benefícios. O maior deles é a possibilidade de poder ser incluído em programas de assistência social e distribuição de renda, como o Bolsa Família 2022.
Desde sua criação em 2001, o Cadastro Único já passou por diversas reformas em busca de aprimoramento. Esse cadastro nada mais é do que um enorme banco de dados que contém as principais informações das famílias cadastradas. Algumas delas são:
O Cadastro Único é a porta de entrada para que você possa receber ajuda do Governo Federal. Hoje, vamos entender qual é a relação entre ele e o Bolsa Família 2022. Aproveite para ver outras informações a respeito do Calendário Bolsa Família 2022, clique aqui!
Antes de qualquer coisa, é importante entender o seguinte: o Cadastro Único é apenas uma fonte de informação para o Governo. Ter seus inseridos no CAD não implica na inclusão automática em nenhum programa assistencial. Cada programa tem suas regras – o Cadastro Único serve apenas para que o Governo “saiba que você exista” e possa, assim, determinar se você está apto a receber o benefício ou não.
A relação entre o CADUNICO e o Bolsa Família 2022 é muito simples: uma vez que o Governo tem acesso às informações da sua família, ele poderá analisar e determinar em quais programas assistenciais ela pode ser incluída. O Bolsa Família 2022 é um deles. Portanto, para que você possa ficar “visível” para o governo, esse cadastro é necessário.
Inserir as informações da sua família no Cadastro Único é muito simples. Você precisa ir até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de seu município. Se você nunca ouviu falar sobre o CRAS e não tem ideia de onde encontrá-lo, não se preocupe, nós iremos ajudá-lo.
Após seguir esses 4 passos, você poderá visualizar todas as unidades CRAS presentes em seu município.
Vale ressaltar que, dependendo do município, é necessário realizar um agendamento para a inclusão de sua família no Cadastro Único. Para que você não corra o risco de perder a viagem, após encontrar a unidade de sua preferência, entre em contato por telefone e informe-se se o cadastro pode ser feito.
Além disso, há dois requisitos essenciais que precisam ser preenchidos para que você possa participar do Cadastro Único. São eles:
Desenvolvido com Wordpress.