O Encceja é uma das provas mais importantes que podem acontecer anualmente e a mesma tem uma função social bem interessante. Muita gente acaba confundindo o programa com o Enem, uma vez que já tiveram propósitos parecidos, mas vale mencionar que ambos passaram por adaptações e hoje tem funções totalmente distintas.
Para entender melhor o funcionamento da prova do Encceja e em que ponto a mesma se difere da prova do Enem, vale a pena conferir as informações abaixo:
Para entender a necessidade da criação do Encceja, é preciso que falemos um pouco sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Você sabia que, há muitos anos atrás, o Enem era apenas uma ferramenta de avaliação da educação básica no país?
Foi preciso algum tempo para que o exame se tornasse a forma padrão de ingresso ao ensino superior. Quando isso passou a acontecer, os órgãos responsáveis pela educação no país presumiram que quem conseguia passar no vestibular estava apto a concluir o ensino médio automaticamente.
Por isso, o Enem passou também a ser utilizado para substituir a conclusão do ensino médio quando o estudante era aprovado no vestibular, o que posteriormente acabou gerando alguns problemas curriculares.
Assim foi preciso desenvolver um programa mais abrangente, que pudesse beneficiar também aquelas pessoas que não conseguiram ou estavam consideravelmente atrasadas em relação a faixa etária do ensino fundamental e médio.
Assim surgiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) com o objetivo de oferecer certificação para quem estivesse fora da faixa etária na educação básica.
Quem possui 15 anos ou mais e está no ensino fundamental, assim como quem possui 18 anos ou mais e está no ensino médio pode participar do Encceja 2021 e conquistar o seu certificado de conclusão.
Como você pode conferir acima, os programas se diferem principalmente pela evolução de seus objetivos, apesar de ter um funcionamento semelhante no modelo concurso.
Quem se inscreve para o Encceja deve estar atento a página do participante Encceja 2021 para ficar por dentro de datas, horário e local de prova. E o mesmo acontece para os participantes do Enem.
Apesar do modelo concurso, vale mencionar que o Encceja promove somente a certificação da educação básica, sendo necessário ainda a participação no Enem para garantir a sua vaga no ensino superior.
Vale mencionar ainda que a inscrição no Encceja é gratuita, enquanto existe uma taxa para quem quer fazer o Enem. Isto é claro, para quem não tem direito a isenção.
Um outro ponto interessante é que o modelo de prova do Encceja leva em consideração a categoria para a qual o candidato está participando, definindo os conteúdos da prova, enquanto o Enem é totalmente abrangente nos assuntos abordados.
Desenvolvido com Wordpress.